sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

90 atitudes por um ano mais divertido!


Muitos organizam as tais “Resoluções de Ano-Novo”. Outros decidem não fazer isso, depois da frustração de terem realizado apenas uma parte muito pequena delas em 2010, 2009, 2008...
Sabe por que as tais decisões não dão certo? Primeiro, porque a grande maioria é baseada no que você precisa fazer, e não no que você quer  fazer. Segundo, porque costumam focar em coisas difíceis de realizar: parar de fumar, emagrecer.... 
Dá arrepio só de enumerá-las.
O que vem a seguir são sugestões de atitudes simples – mas simples mesmo – que, se não resolverem seus problemas, ao menos deixarão sua vida mais divertida.

1.      Fazer listas. Se não encontrar 365 itens, pode ter dez, quinze. 
Coisas como: “Os 12 filmes antigos que quero ver”, “Sete boas razões para comer um cheesecake”... 
Relacionar é da natureza humana e, mesmo antes de aprender a escrever, a criança já faz uma lista verbal dos presentes que quer ganhar no Natal. Esse ato tem o poder de tornar nossos desejos mais palpáveis.

Basta me conhecer um pouquinho para saber que sou a Rainha das listas! A.M.O :)

2.       Fazer uma lista nefasta.Enumere as coisas das quais você quer se livrar (defeitos, gente, situações chatas), amasse o papel, picote, rasgue, taque fogo, mentalizando tudo o que está saindo da sua vida.
3.      Procure reconhecer, celebrar e agradecer, todos os momentos felizes de seu dia.



4.      Encontrar tempo para ler diariamente, nem que sejam apenas algumas páginas, antes de ir para a cama. Mas não valem livros ligados à vida profissional, o.k.?




5.   Aprender com os próprios erros, de verdade.

6.   E também com os erros dos outros. Não é muito didático, mas pode ser eficiente. Se sua amiga quebrou a cara comprando um carro da marca x, por que você vai tentar o mesmo?


7.      Dormir o suficiente sempre. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, confirma que uma noite em claro reduz as defesas do organismo.Ou seja, Carolina, vamos parar com esses posts da madruga boladona?



8.      Se não der para cumprir o item sete, durma até mais tarde no domingo, sem culpa.Meus genes sedentários agradecem :)



9.      Tirar o relógio de perto da cama para não ficar neurótica com o horário de acordar.

10. Colocar o relógio para despertar bem cedinho, se ligar no 220 e partir para aquele dia fitness.




11. Tomar banho de cachoeira e literalmente lavar a alma.
12.  Experimentar um esporte diferente. Que tal uma aula de tênis, equitação ou defesa pessoal? que aliás, toda menina má deveria fazer pelo menos umas aulinhas básicas! Já fiz e recomendo.



13. Parar num café sem pressa e fazer uma pausa, de preferência com pessoas que você ama, ou com um bom livro.




14. Passar um dia sem comer salada, fruta ou qualquer outra coisa saudável. Aqui só vale junk food!




15.  Passar vários dias só com comidinhas lights!



16. Desconfiar do seu espelho. Ele decididamente não mostra tudo o que você tem de bom. Siga o exemplo do dramaturgo francês Edmond Rostand, que, ao notar que envelhecia, disse: “Os espelhos já não são mais os mesmos”.

17. Tomar uma dose de álcool por dia (só uma!), de preferência uma taça de vinho tinto. Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, comprovou que a taxa de mortalidade é maior entre os abstêmios haha



18. Fazer acupuntura para reduzir dores crônicas. As agulhas estimulam a liberação de opioides naturais, agentes poderosos para controlar a dor.

19. Fazer a eutanásia e desligar todos os aparelhos eletrônicos, esqueça a internet, tire a TV da tomada, acenda velas e curta o clima de paz. Dá uma sensação ótima imaginar que ninguém  vai conseguir nos perturbar...




20. Sempre desligar o celular para dormir.

21. Cantar a música Epitáfio, dos Titãs, em voz bem alta, bem alta e repetir várias vezes a frase: “Devia ter me importado menos com problemas pequenos...”.

22. Depois repetir: “Ter feito o que eu queria fazer”.
23. Andar descalça sempre que puder. Pode ser na praia, em casa, no parque...



24. Quando for possível, só usar sapatos confortáveis, que não apertem seus pés ou coloquem você nas alturas. 


 25. Comprar sapatos novos, no melhor estilo das meninas de Sex and the City.





26. Antes de dormir, passar um creme hidratante nos pés, massageá-los bem e colocar meias grossas. Esse truque é poderoso para deixá-los macios e evitar rachaduras nos calcanhares.

27. Aprender (e aceitar de coração) que nem sempre a roupa da moda fica bem em você.

28. Libertar-se das grifes e criar o próprio estilo.

29. Escolher o sutiã certo. Nada mais deselegante do que alça velha aparecendo debaixo da camiseta ou gordurinha escapando pelas laterais.

30. Provar qualquer roupa antes de levá-la para casa. Abaixo o consumo compulsivo!

31. Trocar as roupas que comprar ou ganhar e não gostar.

32. Desencanar de combinar a cor do sapato com a da bolsa ou do cinto e as unhas dos pés (ou das mãos).

33.  Sempre se olhar no espelho depois de vestir uma roupa. Se não estiver feliz, trocá-la. Nunca saia à rua sentindo-se mal vestida.

34. Usar lenços, broches, colares, chapéus – pode ser tudo de uma vez.

35. Cada vez que comprar uma peça de vestuário nova, livrar-se de uma antiga. Isso abre espaço no guardaroupa e evita que você acumule o que não precisa.
36. Usar meia de dedinhos com havaianas. Em casa, são superconfortáveis.




37. (Re)decore sem gastar muito.Use e abuse da criatividade, percorra bazares e feiras de antigüidades e misture móveis antigos e novos. Ou peça com jeitinho e sua mãe não vai negar aquela cristaleira.

38. Dê presentes.Pode ser um livro, um doce, uma lembrança qualquer. Presentes, sem motivo nenhum, fazem bem a quem dá e a quem recebe.



39. Mime-se.De vez em quando, puxe para o carrinho do supermercado alguns caprichos. Um queijo especial, aquele patê importado... Enfim, delícias que valem cada caloria ingerida.



40. Desfaça o bico.Por mais óbvios que sejam os motivos, os homens nunca sabem por que estamos bravas. Portanto, na próxima pisada de bola do fofo, saia com as amigas e relaxe. Esse bico serve só para fazer uma feijoada, super inútil.



41. Aprenda a cozinhar.Não precisa virar uma chef, mas tenha ao menos quatro especialidades para se garantir em ocasiões especiais - ou para satisfazer você mesma.



42. Ensine a cozinhar.Se você já domina as panelas, é hora de ter um assistente: seu namorado ou marido, claro. Cozinhar a dois é mais divertido.



43. Encha a casa de flores.Mas não vale comprar só em floriculturas caras. A graça é passear em feiras e fazer seus próprios arranjos.



44. Filme-se.Registre seus movimentos, assista a gravação e veja como você pode melhorar sua postura.Ria da sua voz de taquara rachada
45. Amplie seus horizontes.Quando for comprar CDs, circule pelas prateleiras de música francesa, africana e outras menos convencionais. Você pode fazer ótimas descobertas.
46. Bote a boca no trombone.O produto não funcionou? O atendimento foi ruim? Reclame com quem for preciso. Dá trabalho, mas é muito melhor do que engolir sapos...



47. Conquiste-se.Declare seu amor por você mesma com um anel de diamantes. Na H. Stern, você começa com um pequenininho e pode chegar a um grandão até o fim de 2011, trocando sucessivamente uma jóia da coleção de diamantes da marca por outra de maior valor (pagando a diferença).



48. Tenha uma carreira solo.Convenhamos, andar em turma é muito teen. A única companhia que você precisa para sair e se divertir é uma dose de autoconfiança.



49. Mude o script.  Apague o que não gosta no seu dia-a-dia, troque os cenários, inclua personagens. "Você é o roteirista de sua rotina".
50. Otimize os gastos.Avalie o quanto você de fato usa o celular, a internet e a TV a cabo e veja se não é melhor optar por planos com menos horas ou canais incluídos.
51. Prêmio abstinência.Parou de fumar? Então, poupe o que você gastava com cigarro. Se você fumava um maço por dia, pode guardar cerca de R$ 75 por mês. Em um ano, você vai ter R$ 900 (fora os juros) para torrar no que quiser.
52. Freqüente o mundo real.A internet ajudou você a localizar uma velha amiga? Agora deixe as conversas virtuais e marque um encontro em carne e osso.



53. Organize os álbuns de fotos. É uma delícia rever lugares e pessoas. Papelarias especializadas, vendem vários acessórios gracinhas para decorar os álbuns.
54. Tenha um dia de rycah.A idéia é relaxar e se cercar de mimos: sais de banho, cremes e, importantíssimo, um roupão.O melhor de tudo é tomar um drinque usando roupão. Você se sente parte do núcleo rico da novela das 8.



55. Quando o assunto é homem, saia da sombra. Dar o pontapé inicial faz a diferença. Não fique esperando, pois os tempos mudaram.



56. Programa baratinho.Organize sessões de DVD com os amigos e monte seu acervo. A trilogia O Poderoso Chefão é uma ótima pedida para começar a coleção.



57. Seja uma garota má aplicada.Crie coragem e faça uma aplicação programada: uma vez por mês, parte do seu dinheiro sai da conta e vai automaticamente para o seu fundo de investimento. É quase indolor.


58. Invista em uma previdência privada.Quanto antes você começar, menores são os depósitos e maiores os rendimentos. Mexa os pauzinhos e evite rugas de preocupação.



59. Volte para a escola.Pós-graduação, línguas, arte. Estudar é ótimo para seu currículo e sua vida social.



60. Não generalize.Evite dizer frases como "Só tem gente cafona nesse lugar!".Ao generalizar, criamos uma idéia distorcida da cidade e seus habitantes e ficamos ainda mais estressados  #ficadica




61. Baba, baby.Que tal ser a babá do anjinho da sua amiga por um dia? É uma maneira de perder calorias e uma preparação para o futuro - ou uma lição para adiar certos planos.



62. Tenha um jogo de tabuleiro.É tão essencial quanto um jogo de xícaras. Desenterre o seu war, imagem e ação, banco imobiliário, scrabble...




63. Faça viagens curtas.Não espere pelas férias. Qualquer fim de semana é bom para uma miniviagem ou um passeio, como ir almoçar num restaurante na cidade vizinha.



64. Dê piti.Dica do filósofo francês Roger-Pol Droit: simule um acesso de fúria sem motivo. Xingue, esbraveje, bufe. Depois pare, respire, beba água e lembre-se de que um ataque de raiva não passa disso.



65. Escreva uma carta.Quando a gente escreve a mão, reflete mais do que teclando no micro. Desenferruje os dedos e o cérebro.




66. Conheça seu bairro.Sua vizinhança deve ter outros pontos interessantes além da padaria. Lembre-se de curtir seu bairro a pé.




67. Tenha livros lindos. Por dentro e por fora. Publicações de arte, moda e decoração enfeitam a casa e são perfeitas para aquele momento de relax.



68.  Seja boa vizinha.Ainda que você não queira virar a melhor amiga do cidadão que mora ao lado, ambos têm a ganhar com uma troca de telefones - no caso de uma emergência, ele chega antes dos bombeiros.

69.  Like old times.Que tal reunir as amigas para um chá da tarde? Compre docinhos, pães, sucos, jogue muita conversa fora e finja que ninguém trabalha.




70.  Escolha as palavras.É mais eficaz dizer o que você quer, em vez de falar o que você não quer, garante Gilberto Cury, explica-se: se pedirem para você "não pensar em um canguru", você logo imagina o bicho. Da mesma forma, se você diz: "Não vamos brigar", é provável que o tempo esquente. Para saber mais, acesse: www.pnl.com.br.
71.  Comemore com motivo.Depois que a festa começa, ninguém se lembra do stress dos preparativos. Espante a preguiça e celebre seu aniversário com um festão daqueles de entrar para a história.
72.  Comemore sem motivo.A dois, com alguns poucos bons amigos ou mesmo sozinha, abra uma garrafa de champanhe. Razões para brindar sempre há.



73.  Tenha um bloco à mão.Para anotar o nome de livros e filmes que você quer ler e assistir. Assim, você evita o mico de ficar olhando as prateleiras, tentando se lembrar da dica que o seu amigo deu no mês passado.



74.  Chega de corporativismo.Essa história de médico só andar com médico, jornalista com jornalista e por aí afora é um atraso de vida. Diversifique suas amizades e amplie seus conhecimentos gerais.
75.  Quebrou? Arrume já.Depois do conserto feito, a gente percebe que não precisava passar tanto tempo com a porta do armário capenga ou com a torneira vazando. Às vezes, gasta-se mais energia protelando do que resolvendo o problema.
76.  Tenha um kit preguiça.Um pijama de flanela, uma manta macia, máscara relaxante... Os dias de ócio podem ficar bem mais proveitosos.



77.  Atue pela não-violência.O site www.comitepaz.org.br, da Unesco, traz uma lista com 64 maneiras de praticar a não-violência, com idéias de celebridades que vão de Gandhi ao cineasta Spike Lee.



78.  Tenha um hobby.Tem gosto para tudo. Descubra o seu e tenha uma alternativa para se divertir e relaxar.



79.  Acabe com uma obrigação. Pense em todas as coisas que preenchem a sua vida e descubra aquela que lhe dá menos prazer fazer. Algo que lhe “roube” tempo, mas à qual não dá muito valor. 
80. Nessa lista  é preciso ser mais criativa: “As nove coisas que eu gostaria de dizer para a vizinha do lado”, “As sete piores burradas que já fiz”, “Os cinco maiores micos que paguei”... Rasgue-a e dê o assunto por encerrado.

81.Limpe uma gaveta.A partir dessa pequena área, você pode utilizar como a sua base de simplicidade, expandindo a partir daí. 





82.Se você chegar em casa com os pés e as pernas cansadas, nada como apelar para a sabedoria das receitas da vovó: ferva folhas de eucalipto em 1 litro de água. Quando estiver morna, coe, despeje o conteúdo numa bacia e mergulhe os pés.
83. Ganhe tempo livre. Em geral, simplificar a sua vida significa ganhar tempo livre para fazer as coisas que realmente gosta. Infelizmente, o simples ato de arranjar tempo para pensar como vai simplificar a sua vida, pode ser difícil. Se for o seu caso, tente encontrar pelo menos 30 minutos por dia para pensar em simplificar. Ou, em alternativa, dedique um fim-de-semana inteiro a pensar nas formas como pode tornar a sua vida mais simples.



84. Faça suas unhas.Do jeito que você conseguir, do jeito que você quiser



85. Não olhar seu rosto com uma lente de aumento. Se fizer isso, verá cada ruguinha nova. Vai adiantar? Não. Apenas deixará você neurótica. E, afinal, ninguém, além da moça da limpeza de pele tem essa obrigação.




86. Cafuné na cabeça na hora de dormir, numa tarde preguiçosa. Hummm, que delícia!
87.  Estabeleça limites. Basicamente, isto implica estabelecer limites para as coisas que faz regularmente: consultar o e-mail, twittar, falar ao telemóvel, enviar sms, ver televisão, tarefas diárias e outros aspectos do seu cotidiano.
88. Faça uma coisa de cada vez. Em vez de executar múltiplas tarefas em simultâneo, faça uma coisa de cada vez. Livre-se de todas as possíveis distrações. Concentre-se exclusivamente na tarefa que tem em mãos até terminar. O impacto nos seus níveis de stress e de produtividade será enorme.
89. Tenha pensamentos positivos, escreva pensamentos positivos.Você estará convencendo
   seu cérebro a acreditar em coisas boas e automaticamente estará atraindo estes acontecimentos para si.


90. Não pense. Dance. Na sala, na cozinha, no banheiro: som nas alturas e você requebrando. Alguém tem alguma coisa a ver com isso?



Espero que tenham gostado e assim como eu, tentem praticar esses 90 itens da listinha que fiz para nós termos uma vida mais divertida, simples e dinâmica.
xoxo

Um comentário: