sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dossiê do Bikini

O verão chegou e todas se desesperam, todas querem biquini novo, lindo & confortável. Então hoje é dia de aprender tudo sobre essa peça!

O porquê do nome -segundo o wikipédia- 
biquíni  é um conjunto de duas peças, derivadas do maiô. Seu nome deriva do atol de Bikini, um atol do Pacífico onde se deu, em 5 de julho de 1946, um explosão atômica experimental. Assim, pretendia-se propor que a mulher de biquíni provocava, na época, o efeito de uma "bomba atômica"

Gente?
Ele foi a primeira peça de roupa feminina confeccionada com menos de um metro de tecido. Acontece que, o francês Jacques Heim elaborou o “atome”, apresentado-o como “o menor maiô do mundo”, mas ele vacilou e esqueceu-se de registrar a invenção. Aí o campeão Louis Réard, também francês só que mais esperto foi lá e lançou o ~bikini menor que o menor maiô do mundo~ #badum #tsss


Jacques Heim fofocando no telefone, enquanto o Louis Réard mostra sua criação.

Mas aí é claro que as meninas não aderiram a inovação logo de cara, porque muito rebelde, transgressor e mal criado para os padrões da época e a enorme maioria continuou usando maiôs bem comportados, até mesmo porque a nova peça foi proibida em vários países.


Antes desse babado todo acontecer, as meninas más iam assim para as praias e piscinas. Ok, existiam modelos bem mais comportados, super pesados, nada práticos etc, mas esses são maravis e eu quero um desse jeito para mim!

Nos anos 50, o maiô foi dividido em duas partes, mas o umbigo ainda não aparecia e a parte de baixo parecia mais um shortinho (aka hot pants)


 Ava GardnerUrsula Andress e Brigitte Bardot foram contra todos os preconceitos da época e aderiram ao bikini, como instrumento de sedução em filmes e em fotos. Esse filme funcionou como uma espécie de marketing, depois daí todas queriam usar a peça!


Nos anos 60, o biquíni atingiu o auge de popularidade. Tornou-se um símbolo pop. No Rio de Janeiro, tornaram-se populares os famosos biquínis fio dental. O biquíni dessa década era ousado, por deixar o umbigo bem à mostra, com cava maior que a dos anos 1950.


Nos anos 70, o biquíni já era um traje de banho consagrado, pronto para novos experimentos. Assim, começaram a surgir versões descombinadas, como calcinha lisa e sutiã estampado, além de modelos feitos de lastex e crochê. Nessa mesma época, surgiu a tanga, conhecida por ser uma invenção carioca.

Nos anos 80, os estilistas começaram a criar todo tipo de versões para o traje, com cortes ousados  -como o modelo asa-delta, que foi uma febre-  e tecidos brilhantes e vibrantes.




Nos anos 90, a ousadia e alegria  foi deixada de lado e surgiram modelos mais românticos e comportados, fazendo com que os clássicos voltassem para a praia. As meninas más também começaram a se preocupar com a alta exposição da imagem ao Rei Sol e traje passou a ser combinado com chapéus, óculos escuros, bolsas para guardar as cangas e outros acessórios, que deixavam os looks mais charmosos. 

Com a virada dos séculos, modelagens e cortes de biquínis criados em décadas anteriores, principalmente  das décadas de 70 e 90, se misturaram às novas criações. Apenas o modelo asa-delta foi esquecido -ainda bem porque né...-
Atualmente há versões para todos os gostos: lisos, estampados, monocromáticos ou multicoloridos. Os sutiãs ganharam bojo para dar mais forma e volume aos seios, enquanto novos decotes, como o tomara que caia e o frente única, se misturam aos já existentes. Há espaço ainda para bordados, metalizados e detalhes em tecido. 

Uau, fazia tempo que eu não escrevia um post tão grande. Espero que tenham gostado!
Agora eu quero saber qual década vocês mais gostaram e/ou não gostaram :)

3 comentários:

  1. Eu tenho um bikini preto com bolinhas brancas bem vintage~ xD só não mostro foto porque sol tchymyda~~~~
    O que eu queria mesmo era um maiô. sou atrasada dsclp :c

    ResponderExcluir