sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Origem dos cosméticos.


Andei lendo alguns artigos falando sobre a preocupação com a aparência desde os tempos pré-históricos, mas os primeiros registros da utilização de cosméticos datam no Egito antigo, e Cleópatra, a última rainha do Egito, incorporou a beleza eterna e se transformou em um símbolo com seus banhos de leite de cabra e maquiagem característica. Na verdade, os egípcios eram experts no make up artist, pois pintavam os olhos para evitar a contemplação direta do deus Sol, recorrendo à gordura animal e vegetal, cera de abelhas, mel e leite no preparo de cremes para a pele, sem contar os cuidados com as madeixas, usando óleos, essências de rosa e de jasmim e tinturas para os cabelos. Muito modernos!
 Já o costume de pintar as unhas nasceu na China, no século III a.C. e as cores do esmalte indicavam a classe social do indivíduo. Os reis pintavam as unhas com as cores pretas e vermelhas, depois foram substituídas pelo dourado e pelo prateado. Super tendência, né gente?
Na Idade Média, o açafrão servia como batom, o negro da fuligem como máscara de cílios, a sálvia para clareamento dos dentes, e a clara de ovo e o vinagre, como creme hidratante.
Porém, os cosméticos enfrentaram vários obstáculos ao longo da história. Uma lei grega do século II proibia que as mulheres escondessem sua verdadeira aparência com maquiagem antes docasamento. A legislação adotada pelo Parlamento britânico em 1770, permitia a anulação do casamento se a noiva estivesse de maquiagem, dentadura ou cabelo falso.Que maldade com as noivas! Preferiria ficar pra titia! haha
Em 1880, a maquiagem reconquistou as mulheres e nascia a moderna indústria de cosméticos. Em 1886 nasce em NY, a Califórnia Perfume Company que mais tarde, passou a ser chamada de Avon. No Brasil, em 1969, contando com um laboratório e uma pequena loja na cidade de São Paulo, foi fundada a Natura.
 
Durante os anos 70 e 80 os aparelhos de laser e os ácidos retinóico e glicólico começam a ser empregados no tratamento de rugas e manchas, e os filtros solares começam a tomar espaço em território brasileiro. Já nos anos 90 o tempo entre a aplicação do cosmético e o aparecimento do efeito prometido na bula diminui de 30 dias para menos de 24 horas. E no século XXI, tudo leva a crer que o combate ao envelhecimento está sendo vencido!
Destaque para a poderosíssima Helena Rubisntein, pioneira na indústria da beleza, que nas vésperas do século XX, revolucionou os conceitos de tratamentos de beleza tradicionais, criando, a partir de muita pesquisa, fórmulas inovadoras, consideradas milagrosas, para combater rugas e os efeitos do vento e do sol sobre a pele. A marca Helena Rubinstein foi vendida para a L’Oreal, iniciando o processo de consolidação das marcas de luxo no Brasil.

:*


Ps.: Primeira matéria que escrevi para o souffle

Um comentário:

  1. Linduca, imagina! é uma honra ver uma foto do blog aqui. Pode pegar mesmooo.
    bjks!!!
    Mel

    ResponderExcluir