segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Espelho, espelho meu!

Ano novo, vida nova. Janeiro vem forte com as liquidações, e nós, mulheres, vamos correndo ao shopping mais próximo para adquirir peças lindas por preços excelentes. Mas e o closet, como fica? De nada adianta um closet enorme e lindo, se na hora de montar um look, você tira TODAS as peças do lugar e tudo vira uma zona. E é por isso que para começar o ano, montei esse post sobre organização e funcionalidade de closets. Afinal, organização é (quase) tudo.


O primeiro passo é praticar o desapego. Sabe aquela peça que não cabe mais em você? Que tal doá-la? Além de desocupar cabides do armário, você fará um bem ao próximo. Se puder, convença o vizinho a fazer o mesmo.

O segundo passo é a customização. Muitas vezes compramos uma peça por impulso e usamos uma única vez (ou nem isso). Se ela ainda cabe e tem salvação, o ideal é customizá-la. Caso você não tenha a habilidade (eu), existem vários ateliês especializados, e até mesmo a costureira pode te ajudar a transformar a calça que está pescando num shortinho, hehe. Nesse link você encontra um tutorial para aprender a tranformar uma jaqueta jeans em um colete com tachas, bem rock n' roll.

Depois desse "limpa", começa o trabalho braçal:
  1. Cada coisa em seu lugar! Separe as peças por categorias: fitness, social, roupas íntimas, pijamas...
  2. As peças devem ser guardadas de forma adequada.
    • Vestidos: pendure-os nos locais mais altos do closet. Se o seu closet não tem um local alto, dobre-os no cabide e pendure-os.
    • Camisetas, camisas e blusas: aquelas que amassam facilmente devem ser penduradas em cabides, enquanto as que amassam pouco devem ser dobradas e guardadas em gavetas. Se o espaço é pequeno, enrole-as como um rocambole, para otimizar o espaço.
    • Casacos: pendure-os abotoados no cabide. Os casacos próprios para invernos rigorosos geralmente vem com uma capa para protegê-los. Não deixe de usá-la para preservar seu casaco impecável por mais tempo :)
    • Saias: pendure-as em cabides com ganchos.
    • Calças: as calças de tecido devem ser penduradas pelo vinco, enquanto leggings, jeans e moletons podem ser dobrados em gavetas e prateleiras ou pendurados em cabide comum.
  3. Após tudo isso, separe as peças por cores, estampas e texturas (renda, por exemplo). Isso facilita muito a montagem de um look, evitando que você tire todos os seus cabides para encontrar uma peça.


Hoje em dia também temos vários acessórios para closets que facilitam o trabalho, como divisórias para roupas íntimas, gravateiros, porta-cintos, calceiros, entre outros. Essas são boas opções para quem não tem muito tempo disponível para organizar o armário.

É isso, gente. Espero que tenham gostado desse guia prático e simples. Qualquer dúvida, perguntem aqui que eu respondo :) E não deixem de seguir o blog no twitter! Xoxo

2 comentários:

  1. Amo liquidações....quero muitas neste mês
    hahahahah



    Beijos, LaraFonseca

    www.blogmodait.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lara, e eu que consegui pegar o shopping vazio no primeiro dia de liquidação? Foram tantos achados baratinhos... Valeu muito a pena, também amo liquidações hahaha

    ResponderExcluir