terça-feira, 30 de julho de 2013

|mil e uma modas| a volta dos ~~scrunchies~~ aka as xuxinhas dos anos 90

No último post da categoria ~mil e uma modas~, falamos da volta das jardineiras, e hoje temos mais um item das décadas de 80 e 90, que domou os cabelos rebeldes de uma geração inteira e voltou a aparecer na cabeça das meninas do século XXI. Sim, hoje vamos conversar sobre aqueles prendedores enormes e fofos que as avós fazem com lycra de biquíni velho.


Mas então, quem será responsabilizado pela volta do acessório: A Hillary Clinton, As atletas dos Jogos Olímpicos de Verão, ou apenas o ciclo da própria moda?


Na verdade eu acho que agora isso não importa muito, o estrago está feito. No entanto, devo admitir, há uma grande quantidade de energia criativa por trás do renascimento deste acessório desprezado.
Mas antes, como sou viciada em informação, acabei descobrindo algumas curiosidades sobre o scrunchie -sim, agora ninguém mais chama o dito cujo de ~xuxinha~, porque o negócio tá hype-, que foi inventado em 1963 pelo rapaz Philip E. Meyers, para uma família com o nome "Scrunci", no entanto, o camarada Rommy Revson só liberou a  patente para o projeto em 1994.

E em 2013, temos outro ilustre nome que ajudou a buscar o acessório lá da década de 90: a modelo Cara Delevingne, que foi recrutada no final do ano passado pela marca londrina My Crazy Scrunchie (MCS), para estrelar essas campanhas -sensacionais- da marca. Assistão!



Depois disso, Vivienne Westwood encomendou as xuxinhas da MCS para sua coleção primavera/verão 2013, ajudando a tendência se espalhar e aparecer nas fast-fashions moderninhas como Asos, American Apparel, Nasty Gal e também nas fotos das Vogues da vida.

Então quer dizer, algo que você só poderia encontrar debaixo da sua cama ou escondido no fundo de uma gaveta, agora encontrará nas lojas moderninhas, nas lojas de departamento mais antenadas, no Etsy, e também lá com o Marc by Marc Jacobs,  que tem a  cara de pau coragem de vendê-los por 32 dólares tsc tsc.
Pra mim ficou claro há força enorme por trás desse revival, o que me fez pensar que se essa ~tendência é tão incrível, não precisaria de vídeos artísticos estrelados por top models para promovê-lo, e até tutoriais ensinando a usar um elástico de cabelo oi? 
Convenhamos, se o babado é tão fabuloso por si só, não precisava desse frenesi todo, certo? 
E pronto, chega de tagarelices, vamos ver como as meninas andam atualizando o acessório desprezado dos anos 90.

Algumas estão arrematando o coque rosquinha com o acessório e adicionando uma dose retrô no visual. 


Outras estão mantendo a pegada 90's,  porque tá valendo tudo e o importante é ser feliz!

E também existem as meninas que ainda preferem finalizar o look-de-domingo-preguiçoso-morgando-em-casa, com o prendedor amigo que não danifica os fios, não dá dor de cabeça e combina com o visual relaxado. Ou também para disfarçar o picumã pós praia/piscina/exercícios físicos num coque desarrumado. Sou dessas

Agora me contem, o que vocês acham desse outro revival 2013?
Será que vira febre no Brasil também?

beixos <3>

2 comentários:

  1. Informação é tudo nessa vida né menina?rsrsr Adorei tudo e sou a favor do uso descontrolado e descontraído em coques desse acessório. bjoss

    ResponderExcluir
  2. Pra ficar em casa eu gosto, mas pra sair jamais kkk adorei o post, carol! Vc é demaaais amo teu blog

    ResponderExcluir